sexta-feira, 10 de junho de 2016

Namoro: Um brinde à vida inédita!





Namoro: um brinde a vida inédita!

“Quero me casar...
Depressa, que o amor
não pode esperar!”
(Drummond)

Dividir ou compartilhar? Escolha, eleição ou destituição? Coisas de paixão e da transitoriedade o enamoramento é estado de graça. Diz o poeta que amor com amor se paga e nisto Freud concorda. Os iPhones, tablets, aplicativos, Tinder, prometem relações virtuais, ligações instantâneas a um clique. Aproximação afetiva? Intimidade? Desconectar é muito mais fácil ainda. Sem apego. Sem sofrimento. Nada? A clínica psicanalítica que o conte. Desumanização... Depressão transgeracional... Perda dos marcos civilizatórios. Que herança maldita estamos construindo? Nunca estivemos tão entrincheirados nas correntes da solidão pela influencia da cultura do imediatismo, pragmatismo e descartabilidade.
Neste Dia dos Namorados vou colocar “Santo” de castigo: proíbo os vínculos tantalizantes (amor doentio). Romanticamente idealizo a todos que “livremente” escolham (sempre o inconsciente) – o tipo socialmente incomum entre os casais: maduras e férteis relações prazerosas. Que o corpo seja lugar das delícias do sagrado, da intimidade e do secreto. Sonho estarem investindo significativamente na relação com perspectivas de desenvolvimento e projeto amoroso de futuro. Desejo que os conflitos e as contradições sejam enfrentados com realismo e civilidade pela dupla. Voto que cada um tenha todo e apenas o poder de findar a relação. Sobretudo almejo o poder de dois de dar continuidade e aprofundamento: tem que ser compartilhado na promoção do diálogo, do respeito às individualidades e autonomia das partes (sempre relativa) e do acordo. Que ambos promovam sempre integração entre razões e paixões. Finalizo com o desejo do poeta maior que seja duradouro, flexível e seguro lugar de afetividade e liberdade:

Ah, quem me dera ter-te
Como um lugar
Plantado num chão verde
Para eu morar-te
Morar-te até morrer-te...
(Vinicius de Moraes)


Eliane Pereira Lima
Especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho
Psicologia - Psicanálise
CRP 06/43457
Crianças - adolescentes – adultos


R. Osvaldo dos Santos n° 46 – Jd. Santana – Americana (SP) – CEP 13478-230   ( (19) 3468-3541 e 99740-0046

Veiculado pelo Jornal "O Liberal" (Americana-SP), ano 65 - nº 14.979 Edição 19h35, em 14/06/2016, Terça-feira, página 2 "Opinião", disponível em www.liberal.com.br/virtual/

Nenhum comentário:

Postar um comentário