sexta-feira, 10 de junho de 2016

Feliz Dia dos Namorados!


Feliz Dia dos Namorados!

“Foi assim como ver o mar a primeira vez que meus olhos se viram no seu olhar...” (Roupa Nova)

Olhos nos olhos... Almas desnudadas... Escravo do seu amor e livre pra amar. Assim é que canta a música. Delata como “escolhemos” o parceiro. Que risco!!! Não são, de fato, relações de “livre escolha” pela dimensão inconsciente que nos habita; e, nem necessariamente simétricas, pois as partes têm diferentes recursos (emocionais, estéticos, éticos, intelectuais, financeiros) e investimentos em si, no outro e na relação.
Sabia que é nossa estrutura psíquica que determinará nossas escolhas amorosas? Há importância do fator sociocultural na estruturação psíquica, ao lado dos fatores constitucionais (hereditários e congênitos), do meio ambiente (basicamente nos cinco primeiros anos de vida), e dos acontecimentos atuais. Amor e ódio amalgamados entram em cena.   Podemos “optar” por buscar a “alma gêmea” por afinidade ou diferenciação, pois opostos e/ou iguais se atraem.  Tive um professor de Patologia Psicanalítica que dizia que nossas doenças é que se casam. Formamos pares complementares.  Aliás, experimenta por duas laranjas no liquidificador e depois tente separá-las... Quanta mistura e fusão há na vida conjugal de muitos com jogos de dependência e poder que fatalmente levam às tragédias anunciadas.  
Assumamos novas práticas verdadeiramente amorosas e transformemos afetos, nas quais prevaleçam o autocuidado e autorespeito em relação a nossos desejos e direitos e também às necessidades, desejos, fantasias, interesses do outro. Que haja diálogo, acordo, relativa autonomia, fertilidade, prazer e real projeto de vida em comum. 


Viva o verdadeiro amor!


                                                     




Veiculada síntese  no "Jornal Todo Dia", domingo, 02/06/2016, disponível em
http://portal.tododia.uol.com.br/_conteudo/2016/06/opiniao/a_sua_opiniao/112667-dia-dos-namorados.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário