quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

TUTU MAIS PRECIOSO QUE DINHEIRO


Vínculo e Afeto: Tutu mais precioso que dinheiro


Processo de luto leva tempo. Quão difícil é dizer adeus. Perdemos nosso Fox Paulistinha. Fatalidade: foi “assassinado”?! Defendeu minha mãe idosa do hostil gato invasor.

Tutuzinho era herança viva de meu pai e engatou muitas outras perdas e lutos. Recordei de muitos pacientes – “crianças” de todas as idades - que choraram copiosamente em meu divã por amigo peludo - verdadeiro e incondicional - quase gente da família mesmo. 

Sei que é muito intenso o vínculo entre donos e animais e reciproca a dependência emocional, por isso escrevo em defesa da posse responsável.


Na despedida prometi que iria para o Céu dos Cachorros. Infantil? Questionei verdades. Finda a Ciência recorri à Religião. Olhar espírita, católico, evangélico, budista, etc. Torturava-me pensar haver mentido para meu cãozinho. Péssimo. Mentir pra si é mesmo a pior mentira. Inexiste para os animais vida após a morte? Aliás, resgatei diferenciações entre alma e espírito. Consolava-me saber que o justo necessita cuidar bem de seus animais. Acabara? E o depois? Serenei com artigo adventista do Leandro Quadros.

Os animais domésticos são inconscientemente para crianças como filhos. Só pra elas?!!! Vivenciamos o apego e o desapego, a aprendizagem de perdas e lutos, sobretudo, o lidar com a grande certeza. Somos seres deste planeta. Somos mortais.

Não estou pronta pra ser proprietária. Paradoxo. “Adotei” o gato da Clínica vizinha. Transgeracionalmente tinha ressalva aos gatos. Motivo? Descobri recentemente que minha mãe fora atacada na infância. Curiosamente o branquíssimo e fofo White se apoderou generosamente de nosso quintal e abrandou o medo de minha progenitora. É nosso amigo incondicional. 

Vida. Superação. Perdas e ganhos! 


Eliane Pereira Lima
Especialista em Psicologia Clínica, Organizacional e do Trabalho
 CRP 06/43457

Veiculado em Jornal "O Liberal Virtual", Edição 14872, 10/02/2016, na p´gina 2, em "Opinião", disponível em http://vp.virtualpaper.com.br/oliberal?e=9176&l=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário